4 formas de promover hábitos alimentares saudáveis nas crianças

Entenda como eu ajudo o seu filho a crescer com hábitos alimentares.

Como funciona o meu método nutricional para cada fase e desafio infantil?

Introdução alimentar

Bebês de 6 meses a 2 anos.

A introdução alimentar é uma das fases mais importantes da vida do bebê. Os hábitos alimentares saudáveis iniciados na infância, irão garantir saúde e prevenção de doenças ao longo da vida do seu filho.

Muitas coisas mudaram com relação a alimentação infantil nos últimos anos. Com os conhecimentos que temos hoje sabemos que a maioria das orientações que nossas mães e avós receberam sobre introdução alimentar já não fazem mais sentido, estão desatualizadas. Por isto o acompanhamento para Introdução Alimentar com o Nutricionista infantil é tão importante. No meu acompanhamento as famílias recebem informações atualizadas, orientações práticas, e tem o apoio necessário para se sentirem seguras e não “dar ouvidos” para os palpiteiros de plantão rs. Estou aqui para te ajudar a conduzir esta linda e tão esperada jornada que é a Introdução Alimentar do seu filho.

O meu acompanhamento consiste em 4 etapas principais:

– Aos 6 meses de vida do bebê, ou um pouco antes. Nesta primeira consulta vou avaliar os sinais de prontidão do bebê para entender se ele está pronto para começar. Conversaremos também sobre os tipos de utensílios e equipamentos que são realmente necessários para esta fase; expectativa dos pais para a introdução de alimentos; métodos e formas de oferta dos alimentos; por quais alimentos começar; como organizar os horários das refeições e das mamadas; como preparar, organizar e congelar os alimentos. Esta consulta é bem prática para que os pais tirem todas as suas dúvidas. Vovós e/ou cuidadores são bem vindos na consulta.

– Aos 7 meses. Nesta consulta os pais vão me contar como foi o primeiro mês, e quais dificuldades estão encontrando. Faço as orientações para os próximos passos.

– Aos 9 meses. Nesta fase ocorrem algumas mudanças importantes no desenvolvimento do bebê e precisamos evoluir a sua alimentação. É sobre isto que vamos conversar nesta consulta. E claro, se algo não estiver indo bem até aqui, acolho e oriento a família como prosseguir.

– Aos 12 meses. Até aqui muitas mudanças ocorreram na vida do bebê. Muitos já estão quase andando e falando. E a alimentação também vai mudar. Nesta consulta vou orientar sobre a inclusão de alguns alimentos e como deve ficar a rotina alimentar a partir de agora.

– Como a fase de introdução alimentar dura até os 2 anos, as famílias, podem continuar o acompanhamento até o final deste ciclo, fazendo uma nova consulta os 18 meses e outra os 24 meses. Aproximadamente aos 18 meses, muitos bebês começam a recusar os alimentos, e o acompanhamento com a Nutri se faz muito importante para a prevenção da SELETIVIDADE ALIMENTAR, tão comum nos pequenos.

Recusa alimentar

Bebês de 1 a 3 anos.

Seu bebê fez 1 aninho e de repente comeu a recusar tudo, “do nada” ?? Calma, vou te ajudar!

Neste caso vou fazer uma avaliação da rotina diária da criança e dos seus hábitos alimentares para entender os motivos da recusa. E então vou sugerir estratégias que você vai aplicar em casa com seu baby , sob minha supervisão, para que ele volte a se interessar pelos alimentos recusados.

Seletividade alimentar

Crianças de 4 a 13 anos.

“Socorro Nutri! Meu filho não come nada!”

A seletividade alimentar é algo muito comum em crianças de 3 a 6 anos, podendo se estender até a adolescência e vida adulta, caso não seja tratada.

Para crianças com seletividade alimentar trabalho com a TERAPIA ALIMENTAR, que tem como objetivo aproximar a criança dos alimentos recusados de forma lúdica e gradual, respeitando os limites da criança. Através do brincar e sempre pressão para comer, a criança se sente mais segura, motivada e confiante para interagir com os alimentos.

Antes de iniciar a terapia alimentar, faço uma avaliação minuciosa para entender o grau da seletividade ou dificuldade alimentar para a partir de então decidir como será o acompanhamento.

Reeducação alimentar

Crianças de 4 a 13 anos.

O meu Acompanhamento para Reeducação Alimentar é voltado para crianças que estão com sobrepeso ou obesidade, exames alterados (colesterol/triglicérides/glicose altos) ou para aquelas crianças consomem muitos industrializados e poucos alimentos naturais.

Nas consultas trabalho com atividades e ferramentas lúdicas que ajudam as crianças a entenderem a importância da alimentação saudável e como podem melhorar seus hábitos. E quando necessário, colocamos a mão na massa fazendo receitinhas práticas e gostosas.

Neste acompanhamento os pais recebem orientações de como ajudar seu filho em casa, através do envio de plano alimentar e materiais que facilitam o dia a dia como Ebook de receitas e de lancheira saudável.

Comece agora e agende a sua consulta comigo!

Onde eu atendo?

Rua Cordilheiras, 79 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP Calçada dos Girassóis, 20 – Centro Comercial de Alphaville – Burueri/SP

Horário de atendimento

Segunda a sexta: 08:00 - 18:00

× Agende sua consulta