Por que as crianças rejeitam tanto os “verdinhos”?

Nutrição Infantil

A rejeição de certos alimentos por crianças é um fenômeno bastante comum. Os mais rejeitados normalmente são os legumes e as verduras.

As verduras, ou os temidos “verdinhos”, são rejeitados até por adultos. E existe uma explicação para isto. Na verdade, uma combinação de fatores são os responsáveis por esta rejeição:

As crianças têm uma sensibilidade maior às papilas gustativas em comparação com os adultos. Isso significa que sabores intensos, como o amargo, podem ser percebidos como muito desagradáveis. Essa maior sensibilidade é natural, já que com o passar do tempo, a quantidade de papilas gustativas diminui, o que faz com que os adultos tolerem melhor esses sabores.

Do ponto de vista evolutivo, as crianças podem estar programadas para rejeitar certos alimentos como uma forma de autoproteção. Muitos alimentos venenosos na natureza têm um sabor amargo ou ácido, e a repulsa instintiva pode ser uma maneira de as crianças evitarem ingerir algo potencialmente perigoso. Essa resposta evolutiva, herdada dos nossos antepassados, pode ser a causa de aversões a sabores fortes ou amargos.

Desde o nascimento, os seres humanos têm uma preferência inata por alimentos doces. O leite materno, por exemplo, é levemente doce, e essa preferência é útil para a sobrevivência. O sabor doce é frequentemente associado a alimentos ricos em calorias, importantes para o crescimento das crianças.

Além disso, o ambiente em que a criança cresce também desempenha um papel importante. Se as crianças são expostas repetidamente a determinados alimentos, podem acabar por aceitá-los com o tempo. Mas se a família não tem hábito de consumir vegetais, a criança raramente terá contato com estes alimentos.

Mesmo com todos estes motivos que podem levar a sua criança a dizer ECA e torcer o nariz para os verdinhos, é possível sim que crianças gostem muito de legumes e verduras. A forma de preparo, as exposições repetidas e afirmações positivas sobre estes alimentos, vão fazer toda diferença para a aceitação.

Se ai na sua casa está muito difícil inserir vegetais e especialmente os “verdinhos”, eu posso te ajudar. Fale comigo!

Tags :
Nutrição Infantil
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende sua consulta