Lancheira não deve ser sinônimo de guloseimas. O lanche que as crianças levam na lancheira é muito importante. Em média, as crianças levam 200 lancheiras durante o ano para a escola. Isto é muita coisa. São 200 oportunidades de consumir lanches nutritivos, concorda?!
Os lanches ajudam a completar as necessidades de nutrientes que as crianças precisam diariamente. Uma lancheira saudável fornece nutrientes importantes para o aprendizado, crescimento e desenvolvimento da criança.
Mas o que colocar na lancheira então? Anote aí as dicas:
- Podem ser cortadinhas ou inteiras como banana e maçã. Converse com seu filho para entender a preferência dele.
- Iogurte natural e queijos. São fontes de proteína, ajudam a manter a saciedade e são fontes de cálcio. Importantes para a saúde óssea e dos dentes.
- Pães, de preferência integral. Para rechear: queijos, pastinha de frango com creme de ricota, pastinha de grão de bico, pastinha de abacate ou geleia sem açúcar. Também podem ser acrescentados no lanchinho alface, tomate, cenoura ralada.
- Bolos ou biscoitos caseiros feitos sem adição de açúcar. A maçã e a banana são frutas que adoçam naturalmente as receitas.
- Ovinhos de codorna.
- Castanhas e nozes.
- Vegetais crus como palitinhos de cenoura (ou cenoura baby) , palitinhos de pepino e tomatinho.
- Para beber: a preferência sempre deve ser a ÁGUA.
*IMPORTANTE: alimentos duros e/ou arredondados como castanhas, uvas, tomate cereja, ovo de codorna EVITAR para crianças menores de 4 anos por conta do risco de engasgo.
Agora você precisa conhecer os alimentos que NÃO DEVEM fazer parte da lancheira do seu filho. Estes alimentos são ricos em gorduras e açúcar, e se consumidos com frequência podem promover aumento de peso, alterações nos níveis de colesterol, triglicérides, glicose e também vão favorecer o aparecimento das caries. São eles:
- Biscoitos recheados e cookies
- Bolos industrializados
- Sucos de caixinha ou em pó
- Pães tipo bisnaguinha
- Pães brancos com geleia açucaradas
- Embutidos como presunto, peito de peru e mortadela
- Doces e balas
Não se esqueça: lancheira não é guloseima!!
Valéria Miranda – Nutrição Infantil