Reduzir o consumo de açúcar na infância é essencial para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e prevenção de doenças como obesidade, diabetes, carie.
Com frequência recebo no consultório crianças cujos exames mostram alteração nos níveis de glicose e insulina, o que claramente está relacionado com o consumo em excesso de alimentos açucarados, entre outros fatores como sedentarismo.
Algumas crianças estão muito habituadas a consumir doces, e outros alimentos ricos em açúcar. E não é fácil, tirar este hábito. Por isto deve ser aos pouquinhos.
Vou deixar aqui algumas sugestões de como você pode aos poucos mudar o habito da sua criança. Mas já adianto, para melhorar a alimentação das crianças, todos da casa tem que mudar também. É um trabalho em equipe, em prol da saúde da criança.
- Evite ter na sua casa aquele cantinho do armário cheio de guloseimas. E caso tenha, não deixe as crianças terem livre acesso.
- Substitua os sucos de caixinha ou em pó por sucos naturais caseiros. Use frutas mais adocicadas como manga e melancia, assim não precisa adoçar.
- Se seu filho gosta muito de suco, aos poucos reduza a quantidade consumida, e quem sabe, em breve consigam substituir os sucos por água.
- Se a criança gosta muito de refrigerantes, tente usar sucos com água com gás em substituição. Refrigerante deve ser eliminado da alimentação da criança.
- Nunca use doces como recompensa ou “chantagens”.
- Reduza a quantidade de açúcar utilizada em receitas. E em algumas receitas, você pode substituir o açúcar por uvas passas, tâmaras, ameixa seca, purê de maçã ou banana madura. Estes alimentos tem sabor adocicado mais suave e em menor quantidade.
- Façam receita em casa: biscoitinhos, bolos, sorvetes. Como dito acima, você pode usar frutas adocicadas ou reduzir a quantidade que contém na receita. Com certeza desta forma, as suas receitas terão menor quantidade de açúcar do que os industrializados.
- Aquele iogurte de morango que seu filho tanto gosta, pode ser substituído por iogurte natural batido com frutas. E se quiser pode adicionar uma colherinha de açúcar ou mel para ajudar a adoçar. Mas lembre-se de usar frutas mais doces, assim talvez nem precise colocar açúcar.
- Não deixe seu filho ficar muitas horas em comer. Organize bem os horários das refeições para que seu filho não sinta aquela “fome fora de hora” e ataque um docinho.
- Fibras na alimentação também é muito importante. Elas nos dão sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de açúcar do corpo. Inclua frutas, vegetais, pães integrais, cereais como aveia e chia na alimentação do seu filho.
Tente estas estratégias ai na sua casa!